Clique para expandir e saber mais sobre os nossos serviços

Avaliação ambiental de áreas visando conforto térmico

A Andreoli Ambiental desenvolve estudos de avaliação conjunta de parâmetros climáticos e condições ambientais de terrenos e imóveis, frente a uma proposta de ocupação, como ferramenta auxiliar no planejamento arquitetônico de empreendimentos que buscam eficiência energética e conforto térmico.

Licenciamento ambiental completo

A Andreoli Ambiental assessora seus clientes em todas as etapas do licenciamento ambiental, desde os primeiros estudos aos trâmites necessários para cada licença, coordenando e acompanhando os processos junto ao órgão ambiental responsável, fornecendo assessoria completa na tramitação dos projetos, incluindo os requerimentos de autorizações para as atividades florestais efetuadas por meio do Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (Sinaflor), ou por sistemas estaduais e federais nele integrados.

Nossos estudos técnicos de avaliação ambiental, como o Estudo e o Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA), o Relatório Ambiental Simplificado (RAS) e o Plano de Controle Ambiental (PCA), permitem que o órgão ambiental responsável verifique a satisfação das condições legais e técnicas, licenciando com segurança a localização, instalação, ampliação e a operação de empreendimentos e atividades.

Gestão e monitoramento de obras

Com grande experiência em todo o território nacional, a Andreoli Ambiental atua no acompanhamento das obras durante a fase de instalação dos empreendimentos, executando o gerenciamento ambiental, com o objetivo de registrar a compatibilidade das atividades desenvolvidas no empreendimento com as condições do meio ambiente e a legislação vigente, realizando vistorias periódicas para acompanhamento de pontos de controle, registro fotográfico e imageamento por meio de drones da situação, recomendações, monitoramentos, acompanhamento e gestão das condicionantes e compromissos ambientais assumidos pelo empreendedor durante o processo de licenciamento, auxiliando ações de compliance dos empreendimentos, além de facilitar processos futuros para obtenção de novas licenças ambientais.

Gerenciamento de áreas contaminadas

O processo de gerenciamento de áreas contaminadas tem por objetivo minimizar os riscos à população e ao meio ambiente, por meio de um conjunto de estudos e medidas.

A Andreoli Ambiental atua no gerenciamento de áreas contaminadas utilizando as metodologias e técnicas reconhecidas nacionalmente (Normas ABNT, Resolução CONAMA e legislações estaduais e municipais) e internacionalmente (Normas ASTM). Entre os principais serviços que a empresa executa, destacam-se:

Avaliação Preliminar (Fase I)

Esse estudo tem como objetivo avaliar se determinada área possui suspeita ou potencial de contaminação, por meio de visitas à área, entrevistas, levantamento de documentos e histórico de atividades do local, além de caracterização do entorno e análise temporal. Havendo suspeita, recomenda-se a etapa da Investigação Confirmatória (Fase II).

Investigação Confirmatória (Fase II)

Tem por objetivo realizar a confirmação do cenário de contaminação identificado na Avaliação Preliminar, por meio da mensuração qualitativa e quantitativa de amostras de solo e água. Além disso, trará, se necessário, o embasamento para continuidade nos trabalhos de avaliação detalhada da pluma de contaminação.

Investigação Detalhada de Áreas Contaminadas (Fase III)

A Investigação Detalhada tem por objetivo delimitar, dimensionar e detalhar a pluma de contaminantes, com existência confirmada pelos estudos da Investigação Confirmatória.

Avaliação de Risco à Saúde Humana

A avaliação de risco à saúde considera em sua análise três fatores: presença de contaminante, receptor e via de exposição. Havendo esses três fatores, serão realizados cálculos de risco considerando as concentrações do contaminante e características da via de exposição e receptor. Tem como resultado, além da definição de risco, as metas de remediação, que poderão ser aceitas pelo órgão ambiental como parâmetro a ser alcançado na remediação.

Projetos de remediação

A Andreoli Ambiental desenvolve projetos de remediação ambiental de áreas contaminadas utilizando técnicas mundialmente reconhecidas, em acordo com as especificidades de cada área diagnosticada por meio dos estudos de investigação ambiental, atuando em parceria com empresas de renome no mercado.

Planejamento territorial

Com o objetivo de contribuir efetivamente para a proteção dos recursos naturais, principalmente da água e do solo, imprescindíveis à sustentabilidade econômica e ao desempenho das funcionalidades ambientais, a Andreoli Ambiental atua no planejamento territorial com a elaboração de Planos de Bacias Hidrográficas, elaboração de Estudos Ambientais Preliminares para delimitação e criação de Unidades de Conservação, bem como na elaboração de Planos de Manejo, com o objetivo de planejar e compatibilizar o uso sustentável de áreas protegidas buscando a integração socioambiental.

Elaboração de estudos de avaliação ambiental preliminar de áreas para instalação de empreendimentos

A Andreoli Ambiental possui equipe multidisciplinar e especializada na elaboração de estudos ambientais.

Com o principal objetivo de criar uma ferramenta de gestão para o empreendedor, elaboramos estudos preliminares em áreas que possam ou não apresentar restrições ambientais e legais.

Realizados a partir de um levantamento de leis e normas ambientais, os estudos preliminares permitem diagnosticar o maior potencial de ocupação de determinadas áreas por futuros empreendimentos. As informações apuradas são consolidadas em um mapa final, que demonstra quais as áreas que não podem ser utilizadas, as áreas passíveis de utilização com restrições e as áreas que podem ser utilizadas sem restrições.

Na avaliação de restrições legais normalmente são consideradas as limitações de uso do solo, passando pelo zoneamento e áreas ambientalmente protegidas (áreas de preservação permanente, vegetação protegida, declividade, faixas não edificáveis, entre outras). Demonstrada a viabilidade ambiental para o uso pretendido, as informações constantes nos estudos preliminares poderão subsidiar o processo de licenciamento ambiental futuro.

Elaboração de estudos de avaliação de impacto ambiental

A Avaliação de Impacto Ambiental (AIA) é um importante instrumento de avaliação da viabilidade ambiental de instalação de um empreendimento em uma determinada região.
A Andreoli Ambiental tem experiência na elaboração dos estudos de avaliação de impacto ambiental mais utilizados no Brasil, exigidos para embasar o processo de licenciamento de novos empreendimentos, sempre realizados com elevado rigor técnico, embasados em aspectos científicos.

Os principais estudos são:
EIA/RIMA – Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental
EIV – Estudo de Impacto de Vizinhança
RAP/RAS – Relatório Ambiental Prévio e Relatório Ambiental Simplificado
EAS/EAP – Estudo Ambiental Simplificado e Estudo Ambiental Preliminar

Elaboração e execução de planos e programas ambientais

A Andreoli Ambiental elabora e executa diversos tipos de planos e programas ambientais, como:
PCPA/PCA – Plano de Controle da Poluição Ambiental
PBA – Plano Básico Ambiental
PGRS – Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos
PGRCC – Plano de Gerenciamento de Resíduo da Construção Civil
PRAD – Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas
Monitoramento de ruídos
Monitoramento de emissões atmosféricas
Modelagens de qualidade da água, emissões atmosféricas e ruídos
Monitoramento de áreas contaminadas

Gerenciamento ambiental

Com grande experiência em todo o território nacional, a Andreoli Ambiental atua na execução do gerenciamento ambiental durante a fase de instalação dos empreendimentos, em todos os ramos. O objetivo é registrar a compatibilidade das atividades desenvolvidas no empreendimento com as condições do meio ambiente e a legislação vigente, realizando vistorias periódicas para acompanhamento de pontos de controle, registro fotográfico da situação e recomendações, além do acompanhamento e gestão das condicionantes e compromissos ambientais assumidos pelo empreendedor durante o processo de licenciamento.

Com o gerenciamento ambiental, a Andreoli Ambiental oferece:

  • Acompanhamento durante toda a etapa de implantação de empreendimentos.
  • Realização de visitas quinzenais por técnico habilitado.
  • Elaboração de relatórios mensais.
  • Registro das práticas ambientais adotadas.
  • Transparência com o órgão ambiental.
  • Ferramenta de gestão das organizações.
  • Orientação aos engenheiros e trabalhadores da obra quanto aos aspectos ambientais.
  • Apresentação de recomendações de ações preventivas e corretivas para determinadas situações evidenciadas em campo.
  • Acompanhamento da validade e das condicionantes constantes nas licenças ambientais emitidas pelos órgãos ambientais.
  • Imageamento por meio de drone para registro da evolução da obra com fotos ortogonais e panorâmicas.

Auditoria ambiental

A auditoria ambiental é um processo sistemático e documentado de verificação, executado para obter e avaliar, de forma objetiva, evidências que determinem se as atividades, eventos, sistemas de gestão e condições ambientais especificados ou as informações relacionadas a estes estão em conformidade com os critérios de auditoria estabelecidos, e para comunicar os resultados desse processo (RESOLUÇÃO CONAMA nº 306, de 5 de julho de 2002).

A Andreoli Ambiental atua nesse segmento apontando as atividades de determinada empresa ou empreendimento que devem se adequar à legislação ambiental e aos métodos corretos de gestão.

Mapeamento e cartografia ambiental

A Andreoli Ambiental conta com profissionais especializados e Sistema de Informações Geográficas – SIG necessários para a elaboração de mapeamento ambiental temático de apoio aos estudos ambientais.

Desenvolvimento de sistemas de gestão ambiental, incluindo ISO 14.001

A elaboração e implantação de sistema de gestão ambiental inclui estrutura organizacional, atividades de planejamento, responsabilidades, práticas, procedimentos, processos e recursos para desenvolver, implementar, atingir, analisar criticamente e manter a política ambiental da instalação (RESOLUÇÃO CONAMA nº 306, de 5 de julho de 2002). A Andreoli Ambiental atua no desenvolvimento de sistemas de gestão ambiental para que sua empresa atinja metas de sustentabilidade ambiental dos negócios e aumento do desempenho dos processos.

Regularização ambiental e implantação de CAR (Cadastro Ambiental Rural)

A Andreoli Ambiental atua em processos de regularização ambiental rural por meio da inscrição no CAR, que é obrigatória para todos os imóveis rurais do país. Esse é o primeiro passo para a regularização ambiental de propriedades rurais e dá acesso a benefícios, como o PRA, previstos no Código Florestal (Lei nº 12.651/2012).

Cursos e treinamentos na área ambiental

Realizamos cursos e treinamentos de capacitação nas diferentes áreas ambientais.

Planejamento e gestão de bacias hidrográficas

A Andreoli Ambiental atua na elaboração de Planos de Bacias Hidrográficas, com o objetivo de contribuir efetivamente para a proteção dos recursos naturais, principalmente da água e do solo, imprescindíveis à sustentabilidade econômica e ao desempenho das funcionalidades ambientais.

Planejamento e criação de unidades de conservação

A Andreoli Ambiental atua na elaboração de Estudos Ambientais Preliminares para delimitação e criação de Unidades de Conservação, bem como na elaboração de Planos de Manejo, com o objetivo de planejar e compatibilizar o uso sustentável de áreas protegidas buscando a  integração socioambiental.

Avaliação de eficiência de estações de tratamento de esgoto

Desenvolvemos laudos e estudos de avaliação de eficiência de estações de tratamento de efluentes, por meio da verificação de parâmetros analíticos fundamentada em resultados de amostras de entrada e saída (efluente bruto e tratado, respectivamente), propondo alternativas para melhoria ou adequação do sistema, frente às exigências da legislação ambiental vigente.

Projetos agronômicos para disposição de lodo de esgoto

A Andreoli Ambiental atua na elaboração de Plano de Gerenciamento de Lodo (PGL) com base na legislação vigente, definindo critérios e procedimentos para o uso agrícola de lodos de esgoto gerados em estações de tratamento de esgoto sanitário (ETEs) e seus produtos derivados, bem como atuando no licenciamento ambiental dessas atividades.

Projetos de conservação do solo

Possuímos vasta experiência na elaboração de projetos relacionados às técnicas de conservação de solos, tanto para projetos agronômicos em meio rural, quanto para empreendimentos imobiliários e de construção civil em geral.

Laudos geológicos e processos minerários junto ao DNPM

A Andreoli Ambiental atua na elaboração de laudos geológicos com enfoque na caracterização geológica – geotécnica do substrato, fornecendo subsídios para que o uso e ocupação do solo sejam adequados às características naturais do terreno, auxiliando no planejamento de empreendimentos imobiliários, obras de construção civil e instalação de infraestruturas. Além disso, atuamos na elaboração e condução de processos minerários junto ao DNPM – Departamento Nacional de Pesquisa Mineral.