O processo de gerenciamento de áreas contaminadas tem por objetivo minimizar os riscos à população e ao meio ambiente, por meio de um conjunto de estudos e medidas.
A Andreoli Ambiental atua no gerenciamento de áreas contaminadas utilizando as metodologias e técnicas reconhecidas nacionalmente (Normas ABNT, Resolução CONAMA e legislações estaduais e municipais) e internacionalmente (Normas ASTM). Entre os principais serviços que a empresa executa, destacam-se:
Avaliação Preliminar (Fase I)
Esse estudo tem como objetivo avaliar se determinada área possui suspeita ou potencial de contaminação, por meio de visitas à área, entrevistas, levantamento de documentos e histórico de atividades do local, além de caracterização do entorno e análise temporal. Havendo suspeita, recomenda-se a etapa da Investigação Confirmatória (Fase II).
Investigação Confirmatória (Fase II)
Tem por objetivo realizar a confirmação do cenário de contaminação identificado na Avaliação Preliminar, por meio da mensuração qualitativa e quantitativa de amostras de solo e água. Além disso, trará, se necessário, o embasamento para continuidade nos trabalhos de avaliação detalhada da pluma de contaminação.
Investigação Detalhada de Áreas Contaminadas (Fase III)
A Investigação Detalhada tem por objetivo delimitar, dimensionar e detalhar a pluma de contaminantes, com existência confirmada pelos estudos da Investigação Confirmatória.
Avaliação de Risco à Saúde Humana
A avaliação de risco à saúde considera em sua análise três fatores: presença de contaminante, receptor e via de exposição. Havendo esses três fatores, serão realizados cálculos de risco considerando as concentrações do contaminante e características da via de exposição e receptor. Tem como resultado, além da definição de risco, as metas de remediação, que poderão ser aceitas pelo órgão ambiental como parâmetro a ser alcançado na remediação.